Aqui você fica por dentro dos melhores conteúdos sobre Biologia, Química e Física

Logo

Introdução ao Estudo das Células

Bioconectados Bioconectados - 16/09/2023 - 19:40 - 432 views

 Introdução ao Estudo das Células

As Células

As células são as unidades básicas da vida, sendo as menores unidades funcionais de todos os organismos vivos. Elas formam a base de todos os seres vivos, desde as bactérias mais simples até os organismos multicelulares complexos, como os seres humanos.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre células:

Tipos de células: Existem dois principais tipos de células: procarióticas e eucarióticas.

Células procarióticas: São células simples, geralmente encontradas em organismos unicelulares, como bactérias e arqueas. Elas não possuem um núcleo delimitado por uma membrana.
Células eucarióticas: São mais complexas e encontradas em organismos multicelulares, incluindo plantas, animais e fungos. Possuem um núcleo delimitado por uma membrana, onde o material genético é armazenado.
Estrutura celular: As células eucarióticas são compostas por várias estruturas importantes:

Membrana plasmática: Delimita a célula e controla a entrada e saída de substâncias.
Núcleo: Contém o material genético (DNA) que controla as atividades da célula.
Citoplasma: Uma matriz gelatinosa onde ocorrem várias reações químicas e onde as organelas estão suspensas.
Organelas: São estruturas com funções específicas, como mitocôndrias (geração de energia), retículo endoplasmático (síntese de proteínas e lipídios), complexo de Golgi (processamento e transporte de moléculas) e muitas outras.
Reprodução celular: As células podem se reproduzir através de dois processos principais:

Divisão celular:

Mitose: Processo de divisão celular que resulta em células geneticamente idênticas à célula original. É fundamental para o crescimento e manutenção dos tecidos em organismos multicelulares.
Meiose: É uma forma especial de divisão celular que ocorre apenas em células reprodutivas (gametas) e resulta em células com metade do número de cromossomos do que as células somáticas normais. Esse processo é essencial para a reprodução sexual.
Importância das células: As células são a base da vida e são fundamentais para o funcionamento de todos os organismos. Elas desempenham papéis específicos em cada tecido e órgão, realizando funções vitais para a sobrevivência e a manutenção do organismo.
Descoberta das células: A teoria celular, que descreve as células como a unidade básica da vida, foi desenvolvida principalmente por Matthias Schleiden e Theodor Schwann no século XIX. Mais tarde, Rudolf Virchow adicionou a ideia de que todas as células se originam de células pré-existentes.
Estes são apenas alguns aspectos básicos sobre as células. A biologia celular é um campo vasto e fascinante que continua a ser objeto de estudo e descobertas constantes.

 

Baixe o mapa mental da aula

 

CONTEÚDO PREMIUM

imagem
Título do Artigo aqui Loren Ipsum dolor sit at met
Redação - 09/06/2023 - 11:00
imagem
Título do Artigo aqui Loren Ipsum dolor sit at met
Redação - 09/06/2023 - 11:00
imagem
Título do Artigo aqui Loren Ipsum dolor sit at met
Redação - 09/06/2023 - 11:00
imagem
Título do Artigo aqui Loren Ipsum dolor sit at met
Redação - 09/06/2023 - 11:00