Bio

Conectados

O que são Células ?

O que são Células ?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Células

Células

Biologia celular (do grego Kitos=célula; logos=estudo) ou citologia é a área da biologia responsável pelo estudo das células nos seus diferentes aspectos, como os evolutivos, estruturais e funcionais. É um conhecimento extremamente importante, uma vez que a célula é a menor unidade funcional e estrutural dos seres vivos, ou seja, toda a vida de um organismo ocorre dentro da célula, além de ser um dos pré-requisito para diferenciar um ser vivo de um não vivo.

 

Histórico

A descoberta da célula só foi possível mediante a invenção do microscópio, instrumento capaz de ampliar imagens de pequenos objetos. Acredita-se que o microscópio foi inventando em 1591, por dois holandeses fabricantes de óculos, Hans Janssen e Zacharias Janssen. Há indícios que o primeiro a fazer observações de material biológico, utilizando o microscópio foi Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723).

Os microscópios produzidos por Leeuwenhoek eram simples, ou seja, dotado de uma única lente pequena, mas que o permitiu fazer observações dos mais variados materiais como: glóbulos vermelhos do sangue, poças de água, espermatozóides no sêmen de animais e embrião de plantas. Nessas observações Leeuwenhoek relatou ter encontrado seres vivos minúsculos, que na época eram chamados de “micróbios”, hoje conhecido então como microrganismo.

Biologia Celular

Microscópio simples utilizado por Leeuwenhoek. Disponível em: cientificament.

 

Inspirado das descobertas de Leeuwenhoek, o inglês Robert Hooke (1635-1703) construiu seu microscópio um pouco mais complexo, de duas lentes ajustadas às extremidades de um tubo de metal. Uma das lentes ficava próximo aos olhos do observador (ocular) e a outra próximo do material que estava sendo observado (objetiva). Por possuir duas lentes o microscópio desenvolvido por Hooke, foi denominado de composto.

Entre os materias pesquisados por Hooke, foram fatias finas de cortiça extraídas da casca de árvores. Nas suas observações, Hooke relatou pequenos compartimentos vazios, que ele chamou de cell, que no inglês significa Cela ou cavidade. Mais tarde, surgiu-se então o termo célula que conhecemos atualmente.

            Biologia Celular

Microscópio rudimentar usado por Robert Hooke. Disponível em: Microscopia.bio.

Biologia Celular

Estruturas de cortiça observadas por Robert Hooke. Disponível em: Microscopia.bio.

 

Depois dos estudos de Hooke, a microscopia teve grande avanço, outros pesquisadores queriam desvendar esse universo microscópio, foi a partir de então começou os estudos com plantas e animais. Em 1838, Mathias Schleiden (1804-1881), com base em suas pesquisas, propôs que todos os vegetais são constituídos por células. Um ano depois, em 1839 Theodor Schwann (1810-1882) chegou a conclusão semelhante para os animais. A partir dessas descobertas começou a consolidar a Teoria Celular.

Teoria Celular 

A Teoria Celular pressupõe generalizações ao conhecimento sobre as células. Ela admite que, apesar das diferenças funcional e estrutural, todos os seres vivos compartilham a nível celular algumas características.

Os três pressupostos fundamentais da Teoria Celular são:

1.Todos os seres vivos são formados por células, portanto, as células são unidades morfológicas dos seres vivos.

2.Atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células, assim as células são estruturas fisiológicas dos seres vivos.

3.Uma célula só surge a partir da divisão de outra célula pré-existente.

Classificação dos organismos quanto ao número de Células

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com seu número de células, sendo os unicelulares, aqueles constituídos de apenas uma célula e os pluricelulares ou multicelulares, que são organismos que possuem várias células.  Os seres humanos adultos, dependendo das suas características, têm aproximadamente 70 trilhões de células.

Quando um ser vivo apresenta uma única célula, como é o caso da ameba, bactérias alguns fungos, essa estrutura é responsável por todas as funções no organismo, como reprodução, digestão, excreção e transporte de substâncias. Já nos pluricelulares, como as plantas, animais, algumas algas, protozoários e fungos, existem células ou conjunto de células responsáveis por funções específicas, desempenhando funções gerais que garantam a sobrevivência, como absorção de nutrientes e síntese de proteínas.

Organização Celular

Podemos classificar as células de acordo a organização de sua estrutura. As mais simples são chamadas de procarióticas (pro=antes; Karyon=núcleo), e as complexas são as eucarióticas (eu=verdadeiro; Karyon=núcleo).

 

Células Procarióticas

As células procarióticas são mais simples. Apresentam um envoltório delimitando a célula (membrana celular ou membrana plasmática) e uma estrutura coloidal interna, chamada de hialoplasma, onde se encontra o

material genético, constituído de DNA circular que se em uma região chamada de nucleoide. Portanto, as células procarióticas não possuem membrana delimitando o núcleo (membrana nuclear), dizemos então que elas não apresentam organização nuclear.

Além da membrana nuclear as células procarióticas não possuem organelas citoplasmáticas, apresentam apenas ribossomos responsáveis pela síntese de proteínas para a célula.

Os organismos que apresentam células procarióticas são chamados de procariotos, a exemplo das bactérias e cianobactérias. Esses organismos são simples em sua estrutura, porém apresentam uma estrutura envolvendo a sua célula chamada de parede celular.

Biologia Celular

Célula Procariótica. Disponível em: slideshare.

 

Células Eucarióticas

As células eucarióticas são mais complexas e constituem os organismos eucariotos, como protozoários, fungos, animais e vegetais. Suas células são mais evoluídas, por isso o material genético encontra-se delimitado por uma membrana nuclear, delimitando o núcleo do hialoplasma.

Além da organização nuclear as células eucarióticas, possuem várias organelas que desempenham funções específicas, como o retículos endoplasmático, lisossomos, mitocrôndrias, aparelho de golgi e etc.

Biologia Celular

Célula eucariótica. Disponível em: bionoculos.

Células Eucarióticas: Células Animais e Vegetais

As Células eucarióticas ainda podem apresentar uma constituição diferente de acordo com o organismo, por exemplo, a célula vegetal possui parede celular, vacúolo, cloroplastos e estômatos, que não são encontradas na célula animal. Além dos vegetais a parede celular está presente nas bactérias e fungos. Essa estrutura envolve a membrana plasmática e fornece à célula suporte estrutural e proteção, além de atuar como vaso de pressão, evitando a Citólise, ou seja morte da célula em decorrência da entrada de água. Os estômatos são estruturas presentes na epiderme da folha do vegetal e serve para troca de gases e água entre as folhas e o meio. Os vacúolos apresentam funções de armazenamento de substâncias relacionadas à nutrição e excreção da célula. Já os Cloroplastos possuem clorofila, que é um pigmento verde responsável pela absorção de energia do solar necessária ao processo de transformação de água e dióxido de carbono em carboidratos (fotossíntese).

Biologia Celular

Célula animal. Disponíl em: Brasilescola.

Biologia Celular

Célula Vegetal. Disponíl em: brasilescola.

 

Você Sabia?

Se dividirmos o número de células de uma pessoa adulta, com a população do mundo inteiro, cada pessoa receberia aproximadamente 10 mil células.

 

Faça aqui o Download do resumo completo sobre o conteúdo de Células.

Resumo sobre Células.

 

Acesse Nosso Biomapa Mental sobre Células:

https://bioconectados.com.br/artigo/aprenda-agora-sobre-biologia-celular-com-este-mapa-mental

 

Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. Volume: único. 4º Ed.; São Paulo: Moderna, 2006

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para O que são Células ?

Enviando Comentário Fechar :/