Bio

Conectados

Doenças ocasionadas por vírus

Doenças ocasionadas por vírus
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Viroses

A estrutura dos vírus

Os vírus são seres extremamente pequenos e simples, situados no limite entre o mundo vivo e não vivo. Quase todos os tipos de vírus medem aproximadamente 0,2 µm, de forma que só podem ser observados no microscópio eletrônico. Eles se diferem de todos os seres vivos porque são acelulares, isto é, não possuem células. Só se reproduzem dentro de uma célula hospedeira, por isso, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

Os vírus são constituídos basicamente por proteínas e ácidos nucléicos (DNA ou RNA).

As moléculas de proteína viral formam uma estrutura chamada de capsídio a qual protege o ácido nucléico. Em alguns vírus, o capsídio é envolvido por uma membrana lipoprotéica, o envelope viral que se forma quando a partícula viral é expelida pela célula em que se formou.

A simplicidade dos vírus tem levado alguns cientistas a não considerá-los como seres vivos, assim, esses seres não estão agrupados em nenhum dos reinos descritos (Monera, Fungi, Protoctista, Animal e Vegetal).

Doenças ocasionadas por vírus

As doenças causadas por vírus, também conhecidas como viroses, acometem várias pessoas todos os anos, e são bastante conhecidas pela população. Existem viroses que são relativamente simples, como os resfriados, e outras que desencadeiam quadros mais graves, existindo, até mesmo, doenças sem cura, como é o caso da Aids.

Entre as viroses podemos destacar: Covid-19, Caxumba, Gripe, febre amarela, resfriado, Hepatite C e etc.

Covid-19

Transmissão: A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de: aperto de mãos, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Sintomas: Febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés e em casos mais graves dificuldade de respirar

Prevenção: Usar máscara, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, manter uma distância segura.

Catapora

Transmissão: Contato com a saliva e secreções respiratórias de pessoas doentes.

Sintomas: Febre, mal estar, dor de cabeça, manchas vermelhas e coceira.

Prevenção: VACINAÇÃO e evitar contato com as secreções e saliva do doente.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Doenças ocasionadas por vírus

Enviando Comentário Fechar :/