Bio

Conectados

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Técnicas que irão dar resultado nos seus estudos

Estudar por conta própria não é tarefa simples. No entanto, a prática pode dar certo quando bem organizada. Por meio de mapas mentais, resumos e controle do tempo, é possível achar um método de estudo eficaz, que dê conta das várias matérias cobradas no Enem.

 

1. Técnica Pomodoro

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

Proposta por Francesco Cirillo, a técnica foi criada para fazer do tempo um aliado dos estudantes. Na década de 80, quando ainda era aluno de graduação, Cirillo percebeu que sua produtividade crescia ao mesclar minutos de trabalho com curtos períodos de descanso.

Não há tempo definido para a técnica, mas o convencional é o formato 25/5, que oferece cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de concentração nos livros. Usando alarmes para delimitar cada momento, a hora de relaxar pode ser preenchida como cada estudante preferir, desde usar o celular até fazer alongamentos.

 

2. Resolução de Questões

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

Resolver questões é uma das formas mais eficazes de selar o conhecimento. É nesse momento que você testa o que estudou e aprende com os seus erros. Por isso, resolva questões sempre que terminar de estudar um assunto novo e quando for revisá-lo.

Na hora de resolver simulados, tente simular seu espaço para que ele seja semelhante ao da prova, evite consultar os materiais de estudo ou interromper a atividade para retomar depois. Assim, você treina também para a maratona do ENEM e fica mais calmo quando o dia chegar. 

 

3. Mapas Mentais

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

Os Mapas mentais são boa opção para memorização do conteúdo,  especialmente, quando há muitos detalhes ou grande quantidade de informações. Nessa técnica, você utiliza palavras-chave, desenhos, símbolos; é bom construí-lo bem colorido, assim chamará mais atenção.

O nosso cérebro lida melhor com informações esquematizadas do lineares. É uma maneira rápida de relembrar um conteúdo no momento da revisão.

Você pode construir seu mapa escrito à mão ou se preferir, você pode fazer o seu mapa online. 

 

4. Autoexplicação

 

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

É uma técnica que consite em você lê determinado conteúdo e, em seguida, tenta explicar para você com suas próprias palavras. É uma técnica de estudo muito simples, porém eficiente.

Quando você faz isso, dúvidas podem acabar surgindo e você tem a oportunidade de preencher as lacunas do seu raciocínio para explicar perfeitamente o tema proposto. Repetir os passos na sua cabeça é ótimo para memorização e também uma maneira excelente de aprendizado.

 

5. Flashcards

Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

Ideal para fazer suas revisões de uma maneira mais divertida ou até mesmo para tentar guardar conceitos difíceis de memorizar. São super simples e você pode juntar seus amigos pra uma atividade em grupo e divertida.

Eles consistem na confecção de cartões em que você coloca a pergunta de um lado e a resposta do outro. Abuse na criatividade! Faça cartões coloridos, cheios de referências que o façam lembrar do tema da pergunta que está no cartão. Faça desenhos, cores e ícones que ajudem sua mente a fazer associações. Depois é só montar um jogo de perguntas e respostas com os amigos.

Mas cuidado! não se perca na brincadeira! Fique de olho nas questões que você erra com frequência, pois isso é um indicativo de que será necessário rever aquele tema. E, para não causar uma confusão mental, tente fazer as questões sobre um mesmo tema de estudo.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Cinco Técnicas para Você Detonar no Enem

Enviando Comentário Fechar :/